Comentário individual:
Enquanto docente de Educação Especial (EE) não posso deixar
de referir aquilo que sinto ao trabalhar no terreno.
Todos falamos em inclusão. Todos gostamos de referir que
queremos uma melhor inclusão. Mas quando chega à prática tudo muda
(infelizmente).
Muitas são as vezes que, enquanto docente de EE, me são
pedidas coisas, umas vezes exigidas outras vezes camufladas, que não vão de
encontro à tão afamada “inclusão”.
Ter um aluno com NEE dentro de uma sala de aula não é “pera
doce”. E ou estamos todos predispostos a trabalhar para e com esse aluno ou a
tal dita inclusão é transformada em diferenciação.
As turmas são cada vez maiores (mesmos as com redução de
alunos ao abrigo da lei nº3/2008) e os comportamentos dos nossos alunos estão
cada vez piores. Os docentes estão cada vez mais desmotivados com mais trabalho
e menos dinheiro e, além disto, com muito pouca formação em EE. E no meio disto
tudo aparecem os alunos com NEE que necessitam de um trabalho específico mas
não diferenciado dos restantes.
O que se passa hoje em dia da nossa escola está longe de se
poder chamar inclusão. Ao docente de EE é pedido que “alivie” o trabalho dos
restantes colegas retirando o aluno o mais tempo possível da aula, trazendo
consigo algum “remédio milagroso” ou ocupando-o ao fundo da sala sem perturbar
os demais.
Não há tempo para planificar e pôr em prática atividades em
conjunto. Os docentes têm cada vez mais alunos e cada vez menos tempo para
trabalhar em parceria.
Concordo quando dizem qua a barreira humana é um grande
impedimento para termos a verdadeira inclusão.
Mas neste momento sinto que tenho colegas com vontade de
trabalhar a inclusão mas a máquina “escola” não deixa. As políticas educativas
têm que mudar e têm que dar, sem dúvida, prioridade à educação de todos para
todos. Dando, talvez, alguma regalias ao docentes que trabalham com alunos com
NEE, por exemplo: menos carga letiva e mais carga no trabalho individual que
permita o tão necessário trabalho de partilha e planificação entre professores.
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